Postagem única

Rio Preto ganha novo serviço de testagem de Covid-19

Unidade Boa Vista do Ultra-X Medicina Diagnóstica começou a coletar amostras para sorologia e RT-PCR, exames para detecção de Covid-19, com um sistema exclusivo. Com isso, Rio Preto ganha novo serviço de testagem de Covid-19.

Toda uma estrutura foi montada para que os exames sejam feitos com fluxo individualizado e sem contato entre os testados. O atendimento é feito com hora marcada e, assim que chegam, os pacientes são direcionados para um local preparado, ideal para limpeza terminal, que se faz necessária após cada atendimento. A coleta é feita de forma rápida e discreta, com toda segurança do ambiente e dos materiais utilizados.

Os profissionais também seguirão as recomendações de segurança para realizar a coleta, usando todos os equipamentos de proteção necessários.

Entenda os exames

Nesse novo formato de atendimento, para quem deseja fazer o teste para Covid-19, o centro de medicina diagnóstica fará tanto a sorologia quanto o RT-PCR. Veja as indicações de cada um:

RT-PCR: O exame é considerado o mais assertivo no diagnóstico do novo coronavírus, pois analisa amostras retiradas da cavidade nasal e da garganta para determinar a presença do vírus. É uma técnica de biologia molecular que utiliza a amplificação do RNA do vírus para que ele possa ser identificado. A recomendação para este exame é que coleta seja feita a partir do terceiro dia após o início dos sintomas, e até o décimo dia, já que ele identifica o vírus no período em que está ativo no organismo.

Sorologia: Diferentemente do RT-PCR, a sorologia verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2 (Covid-19). Assim, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente e, para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas, pois a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo de exposição ao vírus.

 

Continue lendo.