Ultra-X - Medicina Diagnóstica
Ultra-X oferece avaliação renal para a população

Ultra-X oferece avaliação renal para a população

13 de março de 2024

O Ultra-X Medicina Diagnóstica oferece à população avaliação gratuita para detectar problemas renais na próxima quinta-feira, 14, na unidade Boa Vista, das 8h às 12h. 

A ação faz parte da campanha “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”, criada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) para disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Indolor e gratuita, a avaliação será realizada através de uma amostra de urina do paciente analisada em uma fita bioquímica.

“Em poucos minutos, a pessoa fica sabendo se tem ou não alguma alteração no funcionamento dos rins.  Pacientes com resultado positivo serão orientados a procurar um médico nefrologista para exames complementares e tratamento”, explica Maria Gabriela de Lucca, médica patologista clínica do Ultra-X.

As doenças renais crônicas (DRC) podem ser silenciosas e, em muitos casos, não manifestam sintomas até que haja comprometimento grave dos rins. Aumento do volume e alteração na cor da urina, incômodo ao urinar, inchaço nos olhos, tornozelos e pés, dor lombar, anemia, fraqueza, enjoos e vômitos, alteração na pressão arterial indicam o avanço da DRC no organismo.

Fatores de risco como hipertensão arterial, obesidade, diabetes, cálculo renal, infecção urinária de repetição e tabagismo podem levar a problemas nos rins. 

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10% da população brasileira tem algum tipo de doença nos rins. Dados da SBN indicam que no Brasil cerca de 50 mil pessoas morrem precocemente por ano com doença renal antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.

 

Serviço

Dia Mundial do Rim

Dia 14 de março – 8h às 12h

Avaliação gratuita no Ultra-X Medicina Diagnóstica – Unidade Boa Vista

Rua Capitão José Verdi, 1421 – Boa Vista – São José do Rio Preto