ultra-x_news_semana-rosa_20161024-00

Ultra-X realiza Semana Rosa para conscientizar contra câncer de mama

Em alusão ao mês que é dedicado à conscientização da luta contra o câncer de mama, o Outubro Rosa, o Ultra-X, que apoia a causa, preparou uma série de ações, intituladas Semana Rosa, para reforçar a campanha e incentivar a prevenção, além de ajudar mulheres que estão enfrentando ou já venceram a doença.

“O nosso objetivo é prestar apoio às mulheres que estão tendo de lidar com a doença e mostrar para as demais o quanto é importante fazer os exames de prevenção”, comentou a médica radiologista Elisabeth Custódio Correa de Souza, do setor de mamografia do Ultra-X.

Entre os dias 24 e 29 de outubro, a Associação Sempre Viva, de Catanduva, vai promover uma exposição do material que é confeccionado pelas voluntárias e doado à pacientes com câncer de mama. A associação produz e doa próteses de polietileno para mulheres mastectomizadas. As próteses são colocadas entre o sutiã e a pele e simulam a mama.

“A prótese pode, inclusive, ser utilizada na piscina ou no mar. São confeccionadas de acordo com o tamanho ideal para cada mulher. Levamos em consideração, inclusive, o peso de cada uma para evitar problemas na coluna”, explicou.

A instituição, que nasceu em 2004, já produziu e distribuiu gratuitamente mais de 17 mil próteses entre estados de todo o país. As pacientes interessadas podem ir até o Ultra-X e realizar cadastro, dentro de dois dias receberão o material gratuitamente em casa.

Outra ação que será realizada com o objetivo de ajudar as mulheres que estão lutando contra a doença, será a captação de mechas de cabelos. No dia 25/10, das 9h às 12h e no dia 26/10, das 14h às 17h, uma estrutura será montada dentro do Ultra-X para receber profissionais do salão Gala’s. A equipe de cabelereiros irá cortar os cabelos de quem tiver interesse em doar parte das madeixas às mulheres que perderam os fios por conta do tratamento contra a doença.

Para encerrar a programação, a presidente da Associação, Sonia Ceneviva, vai realizar uma palestra motivacional no sábado, dia 29.

Durante toda a Semana Rosa, ainda serão distribuídas cartilhas com informações sobre os exames de prevenção do câncer de mama. O objetivo é incentivar todas as mulheres que passarem pela clínica a ficarem em dia com os exames de prevenção.