img-site-outubro-rosa

Proteja-se contra o câncer de mama

Outubro Rosa é um movimento conhecido internacionalmente por estimular a participação da população na detecção precoce do câncer de mama. É preciso ficar atenta.
O exame de imagem mais indicado para o diagnóstico precoce da doença é a mamografia. Esta permite identificar tumores que só se tornariam perceptíveis num exame clínico quatro anos mais tarde.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a recomendação é que o exame seja feito anualmente em mulheres acima de 40 anos. Esse intervalo garante que alterações dos tecidos da mama sejam identificadas em estágio inicial.
Vale lembrar que pacientes portadoras de prótese de silicone e homens com alterações clínicas também devem fazer o exame.
Apesar de ser fundamental, a mamografia não anula a necessidade da mulher realizar o autoexame. Através da palpação, pode-se identificar nódulos que não existiam anteriormente, principalmente nos intervalos entre as visitas ao ginecologista. O autoexame não é a maneira mais eficiente de diagnóstico, mas alerta para necessidade de uma visita ao médico.